Lareiras – Descubra o estilo que se conecta melhor com a personalidade do seu lar

Baixas temperaturas são agradáveis momentos para repensar novas maneiras de deixar sua casa muito mais confortável e elegante. Isto ocorre porque o inverno é a estação em que as pessoas concentram mais tempo dentro das suas residências. Para tornar o espaço um ambiente muito mais quentinho nas noites mais frias, temos algumas dicas que irão conferir muito mais estilo para sua casa.

A lareira é uma ótima estrutura para quem busca se aquecer e acrescentar um visual mais refinado ao ambiente. Pouca gente sabe, mas os diversos tipos diferentes de lareiras existem atualmente para que haja uma maior harmonia em sua casa de acordo com as suas propostas decorativas.

 Vamos lá! Hora de conhecer os tipos de lareiras que separamos para você!

  1. Ecológica

Segurança e qualidade definem a busca por uma lareira ecológica. O nome é derivado ao método utilizado para manter o ambiente aquecido: à base de álcool, não libera CO2, gás oriundo da queima de combustíveis fósseis e muito prejudicial ao meio ambiente.

Eis um modelo prático e facilmente adaptado ao seu local. Lareiras que funcionam com etanol em uma caixa de aço inoxidável (conhecida como queimador) que receberá sua chama controlada pela câmara de combustão, peça que também define altura, tempo e intensidade.

Lareiras ecológicas não necessitam de chaminés e podem ser adquiridas em diversos modelos, como as portáteis e as embutidas.

  1. Gás

O charme das lareiras a gás vai muito além da capacidade de esquentar a sua casa sem qualquer vestígio de fumaça ou sujeira. Com gás natural ou GP (de botijão), essas lareiras deverão ser específicas com o tipo de gás que você pretende utilizar.

Embora esse modelo não necessite de tantas exigências no projeto (como as tradicionais lareiras a lenha), você irá precisar de um ponto de gás como no fogão. Ainda assim, o manuseio e preparo é muito mais simples.

É verdade, porém, que elas têm um custo de utilização mais elevado e não é possível desfrutar do calor caso possua algum problema na fonte de abastecimento. Entre as vantagens que possuem, está o aquecimento que proporcionam: sem uma chaminé, a concentração de calor torna-se muito maior em sua sala.

 

  1. Elétrica

Um modelo próximo da lareira a álcool, a versão elétrica é a principal escolha para quem tem crianças pequenas ou animais pela casa. Isso ocorre porque a lareira elétrica é um modelo que não possui fogo de verdade.

Quanto ao consumo, depende muito do modelo escolhido. Uma lareira elétrica de 1500W de potência aquece um ambiente de até 25m² consumindo 1,5K/h. Os modelos de lareiras elétricas e portáteis ganharam destaque nos últimos tempos pelo design inovador e elegante.

Semelhante ao conhecido aparelho aquecedor, esse tipo de lareira terá a simulação de chamas em 3d, trazendo um destaque bem legal ao ambiente. Entre as suas maiores vantagens, podemos citar as seguintes: fácil instalação, silenciosa, sem cheiro/fumaça e podem ser ativadas por controle remoto.

  1. Lenha

O tipo de lareira mais convencional carrega todo o aspecto característico do modelo. Requer mão de obra especializada, chaminé/duto de exaustão e um compartimento para armazenar suas lenhas. É necessário que o tamanho da lareira seja proporcional ao tamanho do seu cômodo, evitando que tenha muita fuligem indesejada.

Apesar de não ter uma capacidade de aquecimento tão alta, possui um charme especial quando é construída em comunhão com o espaço. As lareiras convencionais têm o característico estalar da madeira e podem contribuir para uma ambientação diferenciada, tão refinada quanto rústica.

É interessante lembrar que esse tipo irá liberar gás carbônico, por esse motivo, também, foram desenvolvidos os modelos de lareiras supracitados.

É interessante lembrar que esse tipo irá liberar gás carbônico, por esse motivo, também, foram desenvolvidos os modelos de lareiras supracitados.

Novas tecnologias permitiram a implementação de lareiras com muitos materiais: mármore, aço, concreto, porcelanato, madeira… Fique atento ao tamanho do local e ao seu tipo de piso. Agora que você já conhece os modelos existentes, ficará mais fácil pesquisar e escolher o melhor para o visual da sua casa combinar com todo o conforto que você merece!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.