Como tornar minha casa, meu lar.

Sua casa é também seu lar!?

A pergunta parece ser meio óbvia e até mesmo se tratar da mesma coisa, mas nem tudo que parece é. Uma casa não é necessariamente um lar se ele não for o seu formato de refúgio neste mundo, aquele lugar onde você mais deseja estar e se sente totalmente seguro e aconchegado.

Um lar é como se estivesse contando sua história e, em cada cômodo tem partes dela espalhada, é um espaço que você se identifica, fala sobre sua personalidade, suas cores favoritas, seu estilo preferido de estampa, os lugares por onde foi e trouxe uma lembrança, fala sobre você, é parte de você.

E para que sua casa se torne seu lar, não precisa de muito. Apenas a decore usando seu gosto pessoal e personalidade, escolha o que mais gosta diante das tendências que você se identifica, coloque mais do que você acredita ao seu redor e não dispense as dicas que trouxemos para te auxiliar nesta jornada.

1- Feito é melhor que perfeito.

Deixe o perfeccionismo de lado, não somos perfeitos, logo jamais poderíamos contar uma história perfeita através do nosso lar. Curta seus momentos decorando sua casa e transforme isso em um lazer, lide com otimismo perante suas limitações e lembre: as limitações também são parte da história que você vai contar.

2- Um lar evolui dia após dia.

Tornar uma casa um lar é uma prática subjetiva e pessoal. Precisamos preencher nossos ambientes com coisa que amamos e acreditamos, ao decorrer da nossa vida passamos a amar e acreditar coisas novas e diferentes. Por tanto, um lar pode evoluir com o passar do tempo, assim como nós. Desta forma, seu lar acompanha suas mudanças.

3- Decore com lembranças.

Decorar sua casa com fotos da família ou imagens daquilo que você mais gosta, como por exemplo, o mar, o céu e aquilo que te trás sensações boas ao sentir próximo, é conviver diariamente com o que você acredita e com a sua história.

4- Colecione momentos em sua casa.

Nossa memória afetiva tem o poder de colecionar bons momentos e nos trazer sensações incríveis quando podemos relembrarmos. Sua casa só é um lar se você tem a chance de vivencia-lo e colecionar experiências memoráveis. Se sua casa é somente local de poso e refeições, dificilmente você irá aprender a amá-la, aprenda a aproveitar seus momentos de lazer no aconchego da sua casa.

5- Crie um espaço de refúgio.

Memorize algum lugar que te traga a sensação de paz, bem estar e felicidade e, a partir disso, faça uma lista com algumas características deste lugar. Com a lista pronta, tente trazer parte deste refúgio para algum cantinho especial da sua casa para você. Garanta que este espaço te aproxime de você mesmo e da sua paz interior, assim, além de ter bons momentos dentro da sua casa, você também passa a amar este espaço pelas sensações positivas que ele te trás.

6- Construa experiências e as compartilhe.

Divida bons momentos em seu lar com as pessoas que ama. Reúna sua família, seus amigos, faça um jantar, beba um vinho e dê boas risadas, aproveite cada espaço e colecione experiências de que possa se lembrar. Você vai perceber que sua casa fica ainda mais completa na companhia de pessoas especiais para você. Afinal, seu lar é uma coleção de momentos e histórias, traga pra perto quem você deseja que faça parte disto.


O verdadeiro significado de um lar, está em vive-lo. Aquilo que trazemos vida se torna parte de quem somos, esperamos ter te ajudado a trazer mais de você para sua casa e fazer dela seu lugar, seu lar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.