Qual o Pet certo para a sua família?

Uma escolha que requer tanto carinho quanto cuidado

Um animalzinho de estimação representa um grande passo na sua vida, todos sabemos. Eles contribuem com fofura e companheirismo em todos os lares. No atual momento, com as pessoas permanecendo em casa por mais tempo, os pets se tornaram grandes companhias, esbanjando carinho e fidelidade. 

Você está decidido a escolher um pet e quer uma ajudinha? Apesar de ser uma escolha bem particular, nós ajudamos você! Acompanhe a leitura para entender como uma escolha responsável guiará você na sua decisão.

Responsabilidade

A adoção é um ato de amor e grande responsabilidade e, em um país com tantos animaizinhos abandonados, adotar um cão ou gato é mais do que afeto: é revolucionário. Existem diversas ONGs que buscam lares e você pode entrar em contato e conversar com os responsáveis. Uma adoção responsável levará mais amor para a sua família.

Estilo de Vida

Considere o seu estilo de vida na hora de optar pelo seu pet. Você é do tipo mais aventureiro ou extremamente caseiro? Prefere viajar constantemente? Tem uma grande família? Enumere diversas situações que irão ajudar você. Apesar de cada pet ter seu próprio ritmo e temperamento, algumas espécies se caracterizam por pontos em comum, com adaptação melhor em determinados ambientes e situações.

Crianças

Crianças e animais podem ser grandes amigos! Atenção quanto às possíveis alergias. Escolha animais de temperamento dócil e que irão lidar bem com a energia e atividade das crianças. É importante trabalhar a presença do animal com seus filhos com muito diálogo e compreensão para não estressar seu pet.

Imóvel

O tamanho (e o tipo) de sua residência é fundamental para você pensar em qual animal adotar. Alguns locais possuem regras próprias quanto ao porte e quais animais são permitidos. Além disso, pense em conforto e segurança: seus espaços deverão ser adaptados para o seu pet.

Experiências 

Uma das melhores dicas é conversar com quem tem animais em situações parecidas: número de membros na família, residências semelhantes e rotina. Informações e configurações familiares próximas irão contribuir para uma compreensão mais apurada da experiência e do cotidiano de quem convive com animais assim.

Férias

Planejando sua próxima viagem? Não se esqueça do mais novo membro da sua família. A presença do seu amigão vai deixar o seu lazer muito mais divertido. Caso o destino e o trajeto não sejam legais para o seu pet, é importante considerar os custos de cuidadores especializados. Pet Shops e aplicativos podem ser boas fontes de informação.

Cães ou Gatos

Você já deve ter se deparado com muitos perfis de pessoas e seus respectivos pets. Em geral, quem prioriza um animalzinho com bastante independência irá optar por um gato. Aqueles que possuem mais tempo disponível, podem adotar um cachorro sem a preocupação de faltar carinho ou uma rotina de passeios e atividades. Não são regras tão exatas como muita gente acredita, o ideal é que os dois grupos recebam treinamentos e estímulos diferentes.

Outras espécies

Peixes, hamster e tartaruguinhas são boas escolhas caso você não disponha de um ambiente muito grande e as 3 opções representam alternativas muito populares. Fique atento ao que cada espécie exige, alguns cuidados diários e diferenciados serão necessários ao lidar com espécies diferentes. 

Considere todos os aspectos da sua vida antes e depois. Avalie bem qual será o tempo destinado aos cuidados diários. Cães e gatos, por exemplo, demandam investimentos bem distintos. Até mesmo entre as diversas espécies, os cuidados precisam ser definidos com atenção. Converse sempre com veterinários e com donos de pets para compreender mais sobre esse universo de fofura que vai contagiar sua família!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.