O desenvolvimento da tecnologia na construção civil.

Com o passar dos anos a tecnologia ocupa um espaço cada vez maior em várias áreas da nossa vida cotidiana. Na construção civil, por sua vez, não deixa de ser diferente. Ela é uma das maiores indústrias do planeta, sendo responsável por gerar uma vasta quantidade de empregos, contribuindo no crescimento da sociedade.

A tecnologia dentro da construção civil vem evoluindo com o passar do tempo, trazendo diferenciais na busca por produtividade e eficiência. Diante de toda essa evolução digital, queremos que você entenda de que forma isso contribui em projetos de construção.

Materiais modernos

A chegada de materiais inteligentes é uma novidade que causa grande impacto na construção civil, que além de diminuir os custos da obra, oferece qualidade e praticidade.  Um exemplo de material inteligente é o concreto fluído, que é capaz de minimizar manifestações patológicas reduzindo a necessidade da interferência humana.

Impressão 3D

A impressão em 3D para construção civil pode ser encontrada especialmente em países como a China e os Estados Unidos. No Brasil, uma startup formada por estudantes da Universidade de Brasília já estuda essa ferramenta. Ela chegou para reduzir os custos da obra em até dez vezes, anulando o desperdício de insumos e diminuindo o prazo para finalização da obra.

Softwares de gestão integrada

A gestão financeira é um ponto essencial em todo tipo de obra, não importa o porte ou segmento. Softwares de gestão online são uma tecnologia na construção civil, estando integrados com o orçamento da obra e possibilitando a apropriação dos custos por etapas. Desta forma, é possível monitorar facilmente a saúde financeira da obra e ter total controle das movimentações financeiras.

Painel

Ideal para quem busca uma visão geral, com acompanhamento de obras, resultado do empreendimento, orçamentos e recebimentos. Em uma só tela, fica muito mais prático acompanhar todo o negócio.

Sensores

Em questão de segurança, os sensores vestíveis já são usados como componentes dos uniformes dos trabalhadores, como por exemplo, capacetes com sensores que avisam qualquer tipo de impacto.Há também equipamentos sensoriais que visam à saúde do funcionário por meio de relógios com controle de temperatura, que torna possível evitar a exaustão e o cansaço térmico. 

A tecnologia na construção civil é uma grande aliada para obter mais precisão em todas as etapas de uma obra, desde o projeto até sua execução. Além disso, acrescentar essas inovações e sistemas focados nos processos de obras pode trazer benefícios em inúmeros aspectos tais como a redução de custos, aumento da produtividade, aumento da segurança, entre outros.