Esportes de areia

Nos últimos anos, vem acontecendo um aumento significativo na procura por esportes realizados na areia. Seja na praia, em quadras de areia ou até mesmo em academias especializadas, atividades como vôlei, futebol e corrida têm conquistado cada vez mais praticantes.

Mas por que esse crescimento tão expressivo? Além de estar conectado com o que te cerca e ao ar livre em contato com a natureza, praticar esportes na areia oferece inúmeros benefícios para a saúde física e mental. Em resumo, treinar na areia pode ajudar a melhorar a força muscular, a resistência cardiovascular, a propriocepção e a coordenação, além de reduzir o risco de lesões e fornecer um treino mais desafiador.

A areia é uma superfície instável e exige que o corpo use mais músculos para se manter equilibrado e realizar os movimentos, oferecendo também uma resistência adicional aos movimentos, o que significa que o coração e os pulmões precisam trabalhar mais para fornecer oxigênio e nutrientes aos músculos, resultando no desenvolvimento da saúde cardiovascular.

Conheça algumas modalidades de esportes chamados de “pé na areia”:


Futevôlei: é um esporte jogado na areia que combina elementos do futebol e do vôlei, permite todo tipo de toque, exceto, das mãos, braços e antebraços. Ele é jogado em uma quadra pequena, com duas equipes de dois jogadores cada, e requer muita habilidade, condicionamento físico, concentração e trabalho em equipe.Surgiu nos anos 60, nas praias cariocas e cresceu mais de 250% após a pandemia;


Frescobol: o frescobol é um esporte que surgiu no Brasil na década de 1940, mais especificamente no Rio de Janeiro. É jogado na praia, em duplas ou em grupos, com uma raquete para cada jogador e uma bola. O objetivo do jogo é manter a bola em jogo o máximo de tempo possível, sem deixá-la cair no chão, sendo reconhecida como uma atividade aeróbica, além de estimular a capacidade cardiorrespiratória;


Beach Tennis: é uma modalidade que combina elementos do tênis, do vôlei de praia e do badminton, e é jogado na areia, em duplas ou quartetos. É um esporte surgido nos anos 80, dinâmico e desafiador onde é possível perder até 600 Kcal por hora, o que faz da modalidade um dos esportes que mais auxiliam na perda de peso;


Vôlei de praia: é uma variação do vôlei tradicional, com a versão praiana, que teve origem nas areias da Califórnia e hoje já é consolidada no Brasil, sendo uma das principais opções entre os beach sports. Praticado em equipes de dois a quatro jogadores, o vôlei de praia, entre seus diversos benefícios, eleva a capacidade aeróbica, estimula a saúde do coração, aprimora a coordenação e aumenta a agilidade e o equilíbrio.


Torres pode ser o seu cenário ideal em incentivo a atividades esportivas na areia. Aqui você pode desfrutar da leveza de estar na beira da praia, enquanto se conecta com seu corpo, em práticas que elevam sua saúde física, mental e a sua qualidade de vida.

Tire um tempo para fazer boas ações para você mesmo, sua saúde agradece!