Dicas para planejar e alcançar suas metas pessoais em 2022.

Partimos de um princípio básico mas intenso e trabalhoso, que é o processo do autoconhecimento. É a partir dele que entendemos algumas questões importantes para dar início ao nosso planejamento e a nossa busca em alcançar as metas pessoais traçadas por nós.

É através deste processo que você compreende quais seus objetivos de vida, seus sonhos e os lugares que pretende chegar. A resposta de todas essas questões não surgem instantaneamente e uma das maiores dificuldades nisso tudo, é conseguir um equilíbrio entre o pessoal e o profissional.

Precisamos ter clareza de quais são nossos valores e o nosso propósito de vida. Está se perguntando como isso pode te ajudar a alcançar suas metas pessoais? Abaixo você entenderá quais passos deve seguir.

Planejamento pessoal.

Este é o seu plano de vida, que parte através de uma autoanálise muito sincera. Este planejamento é o que vai gerar ações que devem estar alinhadas com suas realizações no quesito pessoal.

Criando seu planejamento.

Antes de qualquer coisa é importante ressaltar algumas questões essenciais neste processo: seja 100% honesto com você, esteja flexível a mudanças e coloque TUDO no papel.

1 – Preparação.

Seu planejamento irá te proporcionar maior organização pessoal, fortalecimento, potencialização de tempo e recursos pessoais. Você acredita estar fazendo o seu melhor? Utiliza seu tempo da melhor forma? Suas atividades se alinham com seu plano de carreira?

Se alguma das respostas forem não, repense sua rotina e faça adaptações de forma que sua resposta a essas questões passem a ser o sim.

2 – Buscando seu propósito.

Esta etapa é uma reflexão sobre seus valores, missão e visão. Tenha percepção sobre quais aspectos serão relevantes manter, quais mudar e quais desenvolver em você.

O que você gosta de fazer? O que te motiva? Quais momentos se sente reconhecido? Em quais situações se orgulha de si mesmo?

Escreva cada resposta tentando correlacionar com a sua missão de vida e veja se estão alinhados. É importante que você passe a moldar sua visão para que uma parte possa dar sentido a outra, quase que como um quebra-cabeça.

3 – Análise pessoal.

Liste todos seus pontos, os fracos e os fortes. Seus pontos fortes são atributos que você deve analisar para te direcionar. Insira todas as coisas que você sabe e gosta de fazer, busque em você suas características e as fortaleça ao longo do tempo. Depois, faça o mesmo com seus pontos fracos, essa análise serve para direcionar suas melhorias.

4 – Plano de ação.  

Nesta etapa, você vai alinhar seu propósito de vida com suas ações, que serão realizadas em curto e médio período te levando para realização do seu sonho. Seu plano de ação deve ser baseado nos seus objetivos somados a ações e prazos. Defina suas metas em um espaço de tempo e coloque em prática suas ações.

5 – Acompanhamento.  

Acompanhe seu projeto e perceba em qual parte dele você está atualmente, quais seus ganhos e em que aspectos você vê melhoria. E lembre-se, seu plano não é fixo, você sempre pode fazer alterações e melhorias dentro daquilo que você busca.

Celebre cada uma de suas conquistas, isso mostra sua capacidade em progredir por você mesmo. 

Comece seu 2022 com planejamento e conquiste a parte mais importante e essencial da sua vida, você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.