A importância do autocuidado para uma vida equilibrada

Nos dias atuais, temas relacionados à saúde física e mental, ganharam atenção e destaque através da nossa sociedade, visando a importância de uma vida mais equilibrada e nos fazendo entender os reais motivos pelos quais devemos investir nosso tempo em autocuidado.

Isso pode ser entendido diante da particularidade da consciência de cada um, em relação às suas próprias escolhas, perante aquilo que acrescenta saúde e bem-estar em sua vida. Ainda que seja possível definirmos um significado para o autocuidado, ele pode ser ajustado de acordo com o seu estilo de vida e aquilo que realmente funciona para você. O mais importante, é identificar as atitudes e ações que fazem sentido para você, sejam elas grandes ou simplórias.

Em um aspecto geral, de acordo com a OMS, o autocuidado é a capacidade dos indivíduos de manter a própria saúde, prevenir doenças e lidar com deficiências, com ou sem apoio profissional.

Este conceito amplo, une 7 pilares de sustentação:

Saúde física: que é essencial para o bom funcionamento do nosso corpo, organismo e prevenção de doenças, além de ser uma grande aliada da saúde mental;

Nutrição:
ter uma boa relação com a alimentação, vendo como uma forma de nutrir o corpo visando uma dieta balanceada e equilibrada;

Saúde mental: os processos de autoconhecimento são essenciais para entender mais sobre como você funciona e dessa forma, estabelecer quais atos de autocuidado geram resultados para você;

Redução de hábitos de risco:
abandonar atos prejudiciais a sua saúde;

Higiene: refere-se aos hábitos em modo geral diante da higiene pessoal, que também pode ser um ótimo momento para relacionar ao autocuidado;

Uso racional de produtos e serviços de saúde: utilizar a disponibilidade de produtos cosméticos e serviços de saúde com autoconsciência e de forma responsável;

Conhecimento: esse pilar evidencia a importância de obter informações que venham de fontes seguras, resultando em benefícios diante do que você consome.


O autocuidado é abrangente e pode estar relacionado a pequenas ações em sua rotina que refletem a sensação de bem-estar, como dedicar mais tempo para leitura, separar um dia para relaxar, cuidar da sua pele ou cabelo ou ouvir uma boa música. Momentos de lazer, ou momentos de dar uma pausa, também são uma forma de cuidar de você.

Além disso, alguns hábitos diários são essenciais para dar a sua mente e seu corpo o cuidado que eles realmente precisam.

Qualidade do sono: boas noites de sono são fundamentais para o equilíbrio do nosso corpo e para mantermos nosso foco e disposição, além de serem fonte de bom humor, concentração e até mesmo memória. Quando dormimos, nosso organismo executa suas principais funções para o bom funcionamento do nosso corpo. É recomendado 8 horas de sono por dia.



Saúde nutricional: uma alimentação balanceada não é sobre uma dieta extremamente rígida para um meio específico de perda de peso, é muito mais que isso. Uma boa alimentação, com vitaminas, fontes de proteínas e nutrientes, tem grande influência em nossa saúde e bem-estar. Uma dieta adequada te deixa pronto para vivenciar sua rotina com disposição e equilíbrio.

Movimento: a vida é movimento e precisamos ser parte deste fluxo. Exercitar-se é um hábito fundamental quando falamos sobre autocuidado, é assim que seu corpo sente que está disposto, ficando ativo para te dar mais imunidade, resistência e disposição. Além de auxiliar na sua saúde mental e na qualidade do seu sono, por aqui, tudo está interligado.

Saúde mental: conhecer e entender mais sobre si próprio é uma grande vantagem para quem busca uma vida mais equilibrada. Realizar atividades prazerosas e desenvolver sua inteligência emocional são pontos importantes, assim como, fortalecer laços afetivos, participar de atividades terapêuticas, praticar yoga e contemplar seu corpo e sua mente como um sistema único.


Autocuidado é você sendo seu maior aliado, é estar em constante conexão com você, sua mente e seu corpo, atendendo suas principais necessidades e fazendo dessa relação a sua maior prioridade